Como usar podcasts como um chefe para aprender inglês

Publicado em
25/10/2024
|
📖
12
minutos de tempo de leitura
❗Atenção. Este artigo foi traduzido por um robozinho muito útil. ❗

Não está satisfeito com a tradução? A versão em inglês está aqui.
Alastair Budge
Escrito por
Alastair Budge

Os podcasts podem ser a maneira mais incrível de melhorar seu inglês, se você os usar da maneira mais inteligente possível. Este guia ensinará como usar podcasts como um chefe e como passar de aprendiz 'passivo' para 'ativo'.

Decidiu que os podcasts são uma ótima maneira de melhorar seu inglês e deseja conhecer as melhores maneiras de usá-los como um chefe?

Ótimo, você está no lugar certo.

Não sabe se deve usar podcasts para aprender inglês? (Alerta de spoiler: você deveria) - leia nosso guia sobre Por que você deve usar podcasts para aprender inglês (completo com como escolher o podcast certo).

Encontrar um podcast para ouvir e pressionar o play é apenas a ponta do iceberg. Este guia mostra como turbinar seu aprendizado com podcasts.

Primeiro, é importante entender a diferença entre aprendizado 'ativo' e 'passivo'.

Vamos começar com o ruim - 'passivo'.

Aprendizagem passiva significa esperar que a aprendizagem aconteça "em segundo plano". Supõe-se que seu cérebro tenha essa capacidade mágica de absorver informações sem que você pense sobre isso. Talvez você tenha lido artigos sobre como 'aprender inglês enquanto dorme' ou como pode aprender uma habilidade sem realmente fazer um esforço sério.

Sinto muito, mas isso não funciona. Ou melhor, funciona, mas a uma velocidade significativamente mais lenta que o aprendizado ativo.

Aprendizado ativo significa que você está se esforçando, colocando seu cérebro na quinta marcha e se esforçando para aprender. Você está focando 100% no aprendizado, não há distrações.

Este guia se concentrará no aprendizado ativo, mas também existem alguns exemplos de aprendizado passivo - às vezes, o aprendizado passivo é melhor que o aprendizado, mas não substitui o aprendizado ativo ou real.

Pense nisso assim. Se aprender ativamente significa que você melhora em 5 vezes a velocidade, mas que pode ser duas vezes mais difícil (ou talvez metade da 'diversão'), você termina seu objetivo 5 vezes mais rápido, mas parece duas vezes mais difícil. você está fazendo isso.

Pergunte a si mesmo - eu preferiria ser um palestrante excepcional após 6 meses de trabalho ativo ou 3 anos de trabalho passivo? Se você ainda escolher o período mais longo, mas com um passeio mais fácil, tudo bem. O restante deste guia provavelmente não é para você então.

Exemplos de aprendizado ativo: ouvir podcasts em inglês com um notebook e transcrevê-los, ler um romance, escrever em inglês

Exemplos de aprendizado 'passivo': assistindo Netflix / YouTube com legendas em inglês, assistindo filmes em inglês no Netflix / YouTube (com ou sem legendas), ouvindo podcasts em inglês enquanto dirige ou lava a louça.

Sem entrar na neurociência por trás disso, aprender um idioma exige que você faça seu cérebro funcionar. Você precisa trabalhar ativamente para criar as conexões neurais e, se espera poder aprender um novo idioma passivamente, em segundo plano, isso levará muito mais tempo.

Portanto, não há 'hacks' ou 'atalhos' para a fluência da linguagem. O único "truque" real é passar de aprendiz "passivo" para "ativo", concentrar-se e trabalhar duro.

Os podcasts podem ser uma ferramenta vital para ajudá-lo, e aqui estão nossas maneiras favoritas de usar podcasts para aprender inglês como um chefe.

1. Ouça primeiro sem uma transcrição ou o vocabulário principal

Tente primeiro ouvir o podcast sem nenhum tipo de ajuda - portanto, se o podcast que você está ouvindo for fornecido com uma transcrição ou vocabulário principal, não olhe para ele na primeira vez em que o ouvir. Isso forçará você a realmente entender o que foi dito do ponto de vista contextual.

Você pode anotar palavras que você não entende à medida que avança. Às vezes, você descobrirá que, apenas anotando-as, perceberá o que elas significam ali e então.

Você também encontrará muitas vezes que escreve uma palavra e, posteriormente, no podcast, percebe o que significa, pois é usado novamente em outro contexto. Fazer isso significa que é mais provável que você lembre da palavra ou expressão, pois descobriu ativamente a definição.

Além disso, é muito mais interessante aprender vocabulário e gramática em contexto (por exemplo, ouvi-los como parte de uma frase normal e entender o significado) do que aprendê-los em um livro didático.

2. Use o vocabulário principal e a transcrição

Se um podcast vem com uma transcrição (tente escolher uma que faça), pense nela como uma muleta, como algo para você recorrer quando não entender algo depois de realmente tentar .

A transcrição pode ajudá-lo a seguir o discurso. Se houver uma palavra que você não consiga entender, verifique a transcrição antes de examinar o vocabulário principal. Talvez seja apenas pronunciado de uma maneira que você não esperava.

Se você estiver ouvindo um podcast com vocabulário, nós apenas se você não conseguir entender uma palavra na transcrição.

Se você tiver pouco tempo, poderá testar a leitura da transcrição enquanto a ouve. Isso ajudará a desenvolver suas habilidades de leitura também. Mas se você estiver interessado em ouvir e ler, escute todo o podcast sem a transcrição por pelo menos uma vez antes de abri-lo.

Sim, apenas a leitura da transcrição enquanto você a escuta facilitará a compreensão, mas esforce-se para tentar entendê-la sem a transcrição primeiro.


3. Altere a velocidade do podcast

Uma das queixas mais frequentes sobre falantes nativos de inglês é a velocidade com que eles falam. Com podcasts, isso não é um problema.

Muito rápido? Diminua a velocidade. Muito fácil e você quer se esforçar? Acelere. Você realmente ficará surpreso com o quão bem você pode entender.

No entanto, não recomendamos que você acelere o podcast para além de 2x, se você realmente quiser ter a chance de entender tudo. Mais de duas vezes fica difícil no seu idioma nativo, e fazê-lo no idioma que você está aprendendo é, bem, ainda mais difícil.

Todos os principais aplicativos de podcast permitem ajustar a velocidade (veja abaixo como fazê-lo no Spotify).

Sim, se você estiver ajustando para 0,5x, pode parecer que o alto-falante tomou algumas bebidas e sim, não é o mesmo que na vida real com falantes nativos, mas isso pode realmente ajudar você a entender.

Ajustando a velocidade de reprodução no Spotify


4. Escreva um resumo do podcast

Escreva um resumo sobre o que era o podcast. Quais foram os principais argumentos? Que coisas novas você aprendeu? Você concordou com tudo o que foi dito?

Tente usar estruturas ligeiramente diferentes para expressar a mesma idéia.

Por exemplo, se o orador do podcast disse: “ A lua, o sol e as estrelas cativaram as mentes dos filósofos desde o início dos tempos ”, pense em uma maneira diferente de transmitir a mesma idéia. Por exemplo, " as estrelas acima mantêm um forte fascínio pelos filósofos ".

Por que isso é importante?

Em primeiro lugar, é sobre compreensão. Se você pode resumir com precisão tudo o que foi dito, isso significa que você entendeu a essência do podcast. Se você não entendeu todas as palavras, tudo bem, desde que você tenha entendido os pontos principais.

Em segundo lugar, oferece a oportunidade de usar novas peças de vocabulário, estruturas de frases ou expressões que você ouviu usadas no podcast. Somente praticando essas expressões e contextualizando-as é que você será capaz de memorizá-las e poder reutilizá-las.

Você pode compartilhar seu trabalho no grupo Aprenda Inglês com Podcasts no Facebook e obter feedback da comunidade.


5. Faça o download do áudio, bem como do vocabulário e transcrição das teclas

Você pode baixar quase todos os podcasts para ouvir offline. Muitos podcasts também oferecem versões para download do vocabulário e transcrição das teclas.

Isso tem dois benefícios principais:

  1. Se você estiver indo a algum lugar com uma conexão ruim à Internet - digamos que você esteja ouvindo no metrô, esteja entrando em um avião ou talvez esteja indo acampar no meio do nada -, seu aprendizado não será interrompido.
  2. Mas a dica maior é baixá-los para ouvir off-line e mudar o telefone para o modo avião. Sem distrações, sem internet, sem nada. Apenas 100% de foco no podcast.

Se você quiser uma pausa na tela, faça o download e imprima a transcrição. Dessa forma, você também pode anotá-lo - circule palavras que você não entende para poder voltar a elas. Sublinhe as frases que você deseja reutilizar. Use as transcrições da maneira que você obtiver mais benefícios.


6. Faça sua própria lista de vocabulário

Qualquer bom aluno de idiomas deve ter seu próprio livrinho preto de vocabulário, expressões e frases. Se você ainda não possui um, compre um hoje.

Este livro é onde você deve anotar cada nova peça de vocabulário, expressão ou estrutura. A decisão de como você categoriza pode ser sua, mas na verdade eu gosto de manter as minhas relativamente desorganizadas - novas palavras ou expressões simplesmente são organizadas em ordem cronológica e também escrevo frases inteiras para praticar o uso imediato.

Revise este livro de vocabulário (pelo menos) semanalmente e tente usar todas as novas palavras ou expressões nessa semana. Sem soar como um disco quebrado, é apenas praticando o uso dessas frases que você realmente melhorará.

Se você realmente não é do tipo 'caneta e papel', pode até criar seu próprio aplicativo de vocabulário (não são necessárias habilidades técnicas) .


7. Transcreva o podcast

Isso leva tempo, mas é uma habilidade excelente e pagará dividendos. Antes de olhar para a transcrição fornecida, tente escrever sua própria transcrição enquanto estiver ouvindo.

Você provavelmente precisará pausar e retroceder à medida que avança, mas isso não é motivo para preocupação. Até falantes nativos teriam que fazer isso.

Se você tiver acesso a um laptop, tente transcrevê-lo em um teclado, pois isso significa que você pode transcrever mais rapidamente. Você pode diminuir a velocidade de reprodução para 0,8x para ter mais tempo.

Você deve então comparar sua transcrição com a transcrição fornecida. Como eles diferem? Se você entendeu errado uma palavra ou não conseguiu entendê-la, por que acha? Ouça a palavra novamente e pratique dizendo você mesma.


8. Leia a transcrição em voz alta

Pode parecer algo estranho, mas ouvir é um componente vital para poder falar corretamente e pronunciar as palavras da maneira correta.

Pegue a transcrição e leia em voz alta.

Se puder, registre-se fazendo isso. Praticamente todos os smartphones possuem um gravador embutido - não há necessidade de se preocupar com nada mais profissional do que isso.

Em seguida, ouça a si mesmo novamente e compare isso com a forma como as expressões foram faladas pelos falantes nativos no podcast.

O que era diferente?

Se houver diferenças, volte sempre e registre-se dizendo essa palavra ou expressão novamente. Não basta ouvi-lo e pensar 'ah ok, é assim que eu devo fazer da próxima vez'. É apenas através da prática que você realmente se lembrará.


9. Sombreamento (pratique falar ao mesmo tempo que o falante nativo)

Se você não conhece as sombras, pode ler mais sobre isso no blog Lingualift . Em suma, é uma técnica usada por alunos avançados de idiomas onde você ouve um texto em um idioma e pratica dizendo ao mesmo tempo que o orador original.

Portanto, em termos práticos, você faria o seguinte:

  1. Ouça o texto uma vez - se você não tem pelo menos uma idéia geral do que está acontecendo, é melhor escolher um tópico mais fácil
  2. Ouça o texto mais algumas vezes até ter certeza de que o que você ainda não entende, não será capaz de entender o contexto por meio de audiências subsequentes.
  3. Ouça o texto enquanto lê a transcrição e procure as palavras que você não confia
  4. Ouça o texto e repita com um atraso mínimo - enxágue e repita até que você possa lê-lo com confiança na mesma velocidade da gravação, depois faça-o novamente e passe para a próxima faixa

Essa é uma técnica notável, pioneira no estudioso e poliglota Alexander Arguelles, e é uma que comecei a fazer recentemente. Mas os resultados são incríveis e os podcasts são o mecanismo ideal para sombreamento.


10. Reserve tempo para isso todos os dias ou semanas

Você precisa garantir um período de tempo definido por dia ou semana.

Você é adulto, até agora podemos dizer como gerenciar o tempo, mas o que fica claro para quase todos os alunos de idiomas na história do tempo é:

Se você não definir um período de tempo fixo para o estudo, não o fará .

Pode demorar apenas 10 minutos por dia da semana antes de você tomar banho. Ou pode ser uma hora de transcrição de podcasts a cada hora do almoço, com três horas no fim de semana.

Todo mundo tem seus próprios compromissos profissionais e pessoais, mas sempre há tempo para ouvir podcasts. Você só precisa encontrar tempo e seguir a rotina.

Observe que, apenas porque você reservou um tempo para ouvir, e como este guia começou com o aprendizado 'passivo', isso não significa que você não pode gastar tempo ouvindo podcasts enquanto faz outras coisas - andando, o metrô ou no carro.

Lembre-se de que 30 minutos ouvindo um podcast no metrô, enquanto olha em volta e pensa no que você deve fazer no trabalho naquele dia não têm o mesmo valor que 30 minutos sentado com um notebook, no modo avião, em concentração de 100%.

Você pode até combinar a escuta passiva e ativa. Se você tiver uma viagem de 30 minutos, poderá ouvir o podcast de manhã e, quando chegar em casa à noite, poderá ouvi-lo novamente no modo 'ativo', com caderno e caneta em mão 'na zona' .


11. Participe de uma comunidade para aprender inglês com podcasts

Finalmente, você não está sozinho. Há uma comunidade de pessoas em todo o mundo que estão aprendendo inglês com podcasts.

Conheça pessoas como você, compartilhe experiências, estude truques e faça novas amizades. Aprender inglês não é uma competição e, quanto mais pessoas compartilham a comunidade, mais rápido todos avançam.

O grupo Aprenda inglês com podcasts no Facebook é um lugar para compartilhar informações, dicas e truques. É também onde os melhores podcasts da semana são compartilhados pela comunidade.


Boa sorte! Estas são apenas 11 maneiras de usar podcasts como um chefe para aprender inglês. Perdemos alguma coisa? Conte-nos nos comentários ou participe do grupo The Learn English with Podcasts no Facebook e compartilhe com a comunidade.

Não sabe ao certo quais podcasts em inglês você deve ouvir? Confira nossos podcasts favoritos no guia Por que você deve usar podcasts para aprender inglês .